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FEEDBACK PARA CRESCIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL
- 27 DE May DE 2020
- Simoni Missel
- Artigos
Falar de feedback é falar de uma das ferramentas mais potentes para impulsionar o crescimento das pessoas, tanto pessoal como profissionalmente. É a forma mais eficaz de saber como o mundo lhe percebe e qual o impacto das suas atitudes nas pessoas e nos ambientes em que você convive. Porém, isto não significa que seja fácil praticá-lo.
Quando falamos em dar e receber feedback estamos nos referindo a uma técnica que consiste em dar retorno às pessoas para ajudá-las a conhecer seus pontos fortes e suas oportunidades de melhoria para impulsionar seu crescimento.
Todos nós podemos aprender a dar e receber feedback corporativo. Para praticá-lo de forma eficaz é necessário que você tenha algumas competências comportamentais específicas como: capacidade de ouvir, empatia, autocontrole das emoções, evitar julgamentos, reconhecer suas próprias limitações, preparar-se antecipadamente, ser específico e focar no comportamento e não na pessoa.
O feedback nas organizações, embora extremamente necessário, ainda é, na maioria das vezes, aplicado de forma inadequada, o que leva as pessoas a acreditarem que quando são chamadas para receber um feedback é porque serão negativamente criticadas. Precisamos urgentemente mudar este conceito e desenvolver a mentalidade de que o feedback corporativo deve ser sempre construtivo, seja ele positivo ou mesmo corretivo. O Feeder (aquele que dá o feedback) precisa dar o feedback através de uma metodologia adequada para o Taker (aquele que recebe o feedback), que precisa refletir com serenidade sobre o retorno recebido e analisar suas oportunidades de crescimento.
Dois são os motivos que sustentam a percepção negativa sobre receber feedback. Primeiramente, uma tendência de que os feedbacks corretivos são muito mais frequentes do que os positivos, tanto na nossa cultura quanto nas organizações. Os feedbacks ainda se concentram no que as pessoas fazem de errado. É como se olhássemos as situações com lentes que aumentam os erros e minimizam os acertos. O mais comum é ser chamado para um feedback e ouvir do gestor dizer: “Novamente você errou” do que “Parabéns, novamente você acertou”.
O segundo motivo que sustenta o baixo aproveitamento das pessoas ao receberem feedback é o próprio ego. O Taker normalmente vai encontrar argumentos e desculpas para justificar suas atitudes para quem está lhe dando o feedback, ao invés de ouvir atentamente e entender que esta é a percepção na perspectiva de quem lhe falou. A sua verdade é muito relativa e talvez nenhuma esteja certa ou errada, mas é fundamental que sejam considerados diferentes pontos de vista. Analise com cuidado as diferentes percepções quando receber um feedback corretivo e esteja aberto e atento para aquilo que pode apoiar no seu desenvolvimento.
Para que os líderes organizacionais obtenham sucesso nos feedbacks é necessário que desenvolvam uma mentalidade de crescimento nos seus times de trabalho e além disto, utilizem a ferramenta de forma adequada.
Desenvolvi diversos estudos com líderes de organizações para compreender os aspectos que dificultavam o feedback construtivo para seus times. Um destes estudos, publicado pela Missel Capacitação Empresarial, identificou as maiores dificuldades dos líderes para dar feedback. São elas:
- 47,0% acham que vou magoar.
- 44.8% não quer criar atritos.
- 27,1% esperam uma boa oportunidade para falar e depois esquecem.
- 19,9% falam de forma agressiva ao fazerem críticas.
A partir deste estudo pude concluir que uma metodologia adequada poderia apoiar e favorecer todos aqueles que precisam abordar temas difíceis, tanto profissional como pessoalmente. Estas conclusões me levaram a desenvolver uma metodologia publicada no livro Feedback Corporativo, onde através de 6 etapas o feeder pode dar feedbacks produtivos para melhorar a performance do taker.
Organizações que utilizam o feedback construtivo como uma ferramenta gerencial desfrutam de altos níveis de produtividade. Sabemos que líderes que criam um ciclo de feedback construtivo no trabalho, aumentam a motivação e o engajamento do time e impulsionam o crescimento das pessoas.
Simoni Missel é sócia diretora da Missel Capacitação Empresarial, Psicóloga, Coach Executiva e Especialista em Gestão de Pessoas.