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É hora dos recrutadores se diferenciarem

  • 22 DE November DE 2021
  • Ricardo Missel
  • Artigos

Imagem: Freepik

A importância de se destacar em um processo de recrutamento e seleção é gigante, principalmente em uma realidade de desemprego e escassez de boas oportunidades. Ao mesmo tempo, as novas gerações, que já crescem em um ambiente bem mais seguro e estável financeiramente do que seus pais, começam a elevar o grau de exigência em relação às oportunidades oferecidas pelas empresas e a selecionar com mais critério as empresas onde vão trabalhar. Esse cenário evidencia a necessidade das empresas, através da figura dos recrutadores, de se reinventarem e aprimorarem seus diferenciais no marketing de recrutamento, buscando atrair os melhores profissionais para dentro do negócio.

Assim como os candidatos podem ser muitos para uma vaga, as empresas também apresentam muitas opções aos candidatos. Esse leque de oportunidades foi ainda mais acelerado com a pandemia, pois os formatos de trabalho home office permitiram que a distância entre candidato e trabalho fossem eliminadas em muitas oportunidades.

É importante que os recrutadores tenham em mente que, da mesma forma que os candidatos precisam estudar e se articular para encontrar boas oportunidades, eles precisam se adaptar à uma nova força de trabalho que é muito mais seletiva e exigente por boas oportunidades, mesmo em um cenário de desemprego elevado. É uma competição entre recrutadores para ver quem consegue “fisgar” os melhores profissionais. Os vencedores serão aqueles que tiverem mais habilidade em mostrar os benefícios que podem proporcionar como empresa à seus colaboradores.

Algumas questões simples do processo de recrutamento e seleção podem dar aos candidatos uma série de informações sobre a cultura da empresa e o quanto pode ou não haver sinergia entre eles, a vaga e o negócio. Agir a partir da premissa de que qualquer relação de trabalho possuí duas partes e que ambas precisam mostrar atrativos e se esforçar para mantê-la positiva é o principal objetivo do recrutador. Essa é a atitude que irá demonstrar a valorização do candidato e atraí-lo para a oportunidade.

Mostrar interesse por questões individuais sem ser invasivo, pelo impacto do trabalho em sua vida pessoal e as perspectivas de crescimento são exemplos dessa valorização. Além disso, investir na identificação do perfil do profissional revela um interesse genuíno em conhecê-lo e na assertividade dessa relação, ou seja, no real interesse de contar com o trabalho do profissional. Ferramentas de assessment e entrevistas com os futuros gestores são iniciativas vistas como muito positivas pelos candidatos, bem como a dedicação de tempo para apresentar tanto a empresa como as pessoas com quem o profissional irá trabalhar e o detalhamento da atividade que irá realizar. São pequenas ações que tornam o processo mais engajante e a relação mais próspera.